sábado, 12 de março de 2011

TRILHANDO O CAMINHO

Queridos amigos, nós, os formandos agostinianos, iniciamos nossas atividades de 2011 em fins de janeiro. Desde então estamos construindo um caminho de discernimento e crescimento. Alguns já estão aqui há alguns anos, outros se uniram há pouco, contudo, buscamos ser sempre uma só alma e um só coração orientados para Deus.
  
Santo Agostinho, nosso pai, nos ensina com sua própria vida que o caminho rumo à perfeição é trilhado processualmente. E como em qualquer caminho podemos encontrar dificuldades, incompreensões, perdas, alegrias, ganhos e amigos, com este não nos é diferente. Há pouco havíamos chegado a Belo Horizonte, e já sofremos a perda de Frei Santiago que voou para Deus.

Em São Paulo acolhemos com alegria a profissão dos primeiros votos do noviços de 2010, bem como a entrada de novos noviços, e a sempre significativa presença da Fraternidade Santo Dias, de Diadema.

Em Belo Horizonte, como proposta formativa acadêmica estamos compondo o Núcleo de Estudos Agostinianos, que é uma parceria entre o nosso Vicariato e o Instituto Santo Tomás de Aquino. O método empregado é o estudo, a leitura e a pesquisa sobre as Obras de Santo Agostinho. Inicialmente tratamos do livro Solilóquios, escrito no início da conversão de Agostinho, e agora estamos estudando a fundo uma das obras magnas: As Confissões. Os encontros são propostos por Frei Luiz Antônio, Mestre em Patrística e pela professora Sílvia Maria de Contaldo, Doutora em Santo Agostinho. Além de nós, participam do N.E.A. vários convidados: leigos, mestrandos da PUCMinas, músicos, formandos de outras ordens e congregações religiosas, e as irmãs agostinianas recoletas.

Além de tudo isso, compomos uma única comunidade, que, no entanto, se divide em duas Fraternidades: Fraternidade Santa Mônica e Fraternidade Agostiniana. Nesta ocorre a etapa formativa do pré-noviciado e naquela o aspirantado.

Estas são, caríssimos, as últimas novidades que temos por aqui. Em breve iremos relatar detalhadamente as atividades que faremos na Semana Santa. Estaremos todos em missão, como nos pede nossa mãe Igreja: estado permanente de missão-continental. Que o grande Pai Agostinho interceda por todos vocês que conosco querem caminhar.

QUARESMA, CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
Fraternidade Agostiniana










*
    Luis Hernandes Matos Leite 
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário