sábado, 12 de março de 2011

Quaresma: convite a interioridade

A liturgia da Igreja mais uma vez nos propõe um tempo forte, favorável, para uma escuta mais atenta e prolongada da Palavra de Deus. É também momento para redescobrir e aprofundar o sentido do discipulado, convertendo-se para Deus. Na Quaresma, as práticas evangélicas do jejum, da oração e da caridade são, sem dúvida, meios de tornar essa espiritualidade mais autêntica.



No Brasil, especialmente, somos ainda oportunizados, a partir da Campanha da Fraternidade, a superar qualquer dicotomia entre fé e vida. Nesse ano a reflexão e as pistas de ação se pautam, sobretudo no fenômeno do aquecimento global e das mudanças climáticas, que são latentes.



Contudo, nem sempre a nossa prática quaresmal condiz com uma mudança interior, talvez porque essa última, nem chega a se concretizar. Corremos o grande risco de nos prendermos a jejuns, penitências e outras práticas devocionais e esquecer-se de rasgar o coração, como recomendara o próprio Deus pelo profeta.


O convite quaresmal é de fato um entrar para o quarto e fechar a porta. Só quando nos colocamos diante de nós mesmos encontramos Deus. Um Deus que habita no mais íntimo do meu íntimo e que ao mesmo tempo se revela no irmão, na irmã, que sofre, que chora, que morre.


Que a Quaresma, caminho para a Páscoa do Senhor, seja também caminho para a nossa Páscoa!
*
Tailer Ferreira
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário