sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESCRITA EM MINI-DIZERES


A tarefa de escrever se aprende desde pequeno. No início, árdua e desafiadora, é para muitos uma superação de grandes obstáculos. Há quem não aprendeu este feito humano, minha avó, por exemplo, a qual nunca soube escrever o próprio nome porque não teve oportunidade de estudar. Agora, já bastante idosa, argumenta que não é mais tempo para isso. Ela tem os motivos dela. Todavia, diferentemente da minha avó, eu tive a chance de estudar em boas escolas, tive bons professores, e até hoje me lembro daquelas primeiras palavras que aprendi a escrever, simples para mim hoje: pa-ne-la, sa-pa-to, ra-to, entre outras. 



Contudo, se minha avó soubesse o que muitos jovens escrevem de maneira resumida e precária o tanto de coisas que vivem ela mesma ficaria impressionada. Digo isso porque não é mais nenhuma novidade encontrar nas redes sociais (facebook, twitter, etc) construções, ditas frasais, como por exemplo: #Boa noite#saindo#show. 


Comunicar-se, hoje em dia, principalmente nas redes é sinônimo de utilizar poucas palavras para descrever algo ou alguma situação que aconteceu, que está acontecendo, ou que vai acontecer. O que você entenderia por: #Gustavinho #Show de verdade #PDM #Medo #Tchê tcherere tchê tchê #Replay #Gatinhas #Doidaças #Best's #Vamo que Vamo :) ? Agora, se eu desafiasse alguns estudantes a escreverem uma redação, de no mínimo quinze linhas e no máximo trinta, descrevendo ou narrando a situação que aconteceu cujas palavras acima fazem referência a esta, será que todos conseguiriam? Acredito que é por esse e outros motivos que grande parte dos estudantes sente uma enorme dificuldade em produzir textos, independente de qual gênero seja, dissertativo, narrativo, descritivo, etc. 




A proeza da escrita se revela escrevendo e reescrevendo, revisando o texto, deixando-o para “descansar”, e revendo-o novamente. Isso se aprende com o tempo, e é importante não regredir nesse processo de aprendizagem. Precisamos perceber que somos capazes de ser grandes escritores, estimados criadores de histórias e contos, poetas, cronistas, basta descobrir-se, tentar, ler, ousar, escrever, reescrever, mergulhar no mundo das letras e nele encontrar bonitas palavras, frases e expressões. Se eu demorei algum tempo para redigir este texto, pensando em cada vocábulo que iria apresentar aqui, atrevo-me neste instante a mostrar se seria capaz de me expressar da forma tal como argumento não simpatizar: #escrever#labutaárdua#aprendizado#não perder. Como não sou a melhor pessoa para avaliar se me expressei bem ou mal, deixo essa tarefa a outros, contudo, desafio você a escrever aquilo que não tem escrito diante desse mundo tão grande e cheio de beleza que nos toca. E então, vamos começar? 

Frei Leandro Santos de Carvalho 
Bragança Paulista - SP

0 comentários:

Postar um comentário