domingo, 4 de março de 2012

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

No último domingo, 26, foi realizado o encontro de reestruturação da IAM (Infância e Adolescência Missionária) na casa de retiros da diocese de Bragança Paulista/SP. O encontro foi ministrado pela coordenadora estadual Nádia Maria da Silva Fusinato e participaram os futuros assessores da IAM que será implantada em toda a diocese; contamos ainda com a ilustre participação de nosso bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo.
A IAM é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843 por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, na França. Perante a cruel realidade e circunstâncias da época, comovido pelo sofrimento de milhares de crianças, o bispo desenvolveu o trabalho de convocar as crianças católicas para se organizarem a fim de prestar socorro às crianças que se encontravam nas mais tristes situações. E a missão continua...
Perante o panorama atual de sofrimento e perda de referência, mediante a injusta sociedade de cosumo, novamente somos chamados ao trabalho missionário na convicção de um mundo melhor e mais justo, acreditando que um dos caminhos possíveis tem como fundamento o próprio lema da IAM: “crianças ajudam e evangelizam crianças”.
Segundo o Documento de Aparecida, 
“a infância deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições, tanto pelas possibilidades que oferecem como pela vulnerabilidade a que se encontra exposta. As crianças são dom e sinal de Deus no nosso mundo por sua capacidade de aceitar com simplicidade a mensagem evangélica” (DAp. N 441). 
Nádia no encontro nos auxiliou e indicou o caminho.
Lançar a semente, preparar o terreno, formar boas e competentes equipes, realizar um eficiente preparo e sair ao convite dos que sentem o chamado e possuem disponibilidade e características para essa missão. Pautados pelos pilares da oração, sacrifício e solidariedade, o principal objetivo é educar as crianças no crescimento da fé e torná-las autônomas para que, comprometidas com a realidade local e universal, motivadas pelo compromisso batismal, possam através de gestos concretos e de suas atitudes ajudar outras crianças.

Frei Francis Armando,OSA
Bragança Paulista/SP







0 comentários:

Postar um comentário