quarta-feira, 1 de maio de 2013

ENTREVISTA ON LINE - JOÃO PAULO



ENTREVISTA on line

A partir deste mês de maio, o BLOG VOCACIONAL AGOSTINIANO fará uma homenagem aos irmãos aniversariantes de cada mês. Trata-se da Entrevista on line onde apresentaremos, sob a ótica do aniversariante, um pouco mais de quem nós somos, do nosso carisma e, acima disso, render graças a Deus por quem comemora mais um ano de vida.  Acompanhe a entrevista do nosso irmão João Paulo

João Paulo de Lorena Silva nasceu em Vitória de Santo Antão, município do estado de Pernambuco distante 51 km da capital, Recife. Aos 22 anos completados hoje, está vivenciando a etapa do Aspirantado na Fraternidade Santa Mônica, em Belo Horizonte/MG. Está cursando o primeiro ano de Filosofia. Ao nosso irmão João Paulo, felicidades pelo seu aniversário e graças pela sua vocação.

Entrevista:

1 – Como você conheceu os Agostinianos?

Conheci os Agostinianos através de um amigo salesiano, George de Melo. Na época eu morava em uma casa da Comunidade Obra de Maria, a qual fazia parte, na cidade de Olinda. Era uma casa grande que alugávamos para retiros religiosos. Estudava na Universidade Católica de Pernambuco, junto com esse amigo. Era o mês de junho, quando o George me perguntou se eu conhecia algum espaço para retiros (pois um amigo Agostiniano (o Frei Márcio) estava a procura para alugar por ocasião do Encontro Vocacional Agostiniano – Região Norte/Nordeste, que deveria acontecer em setembro. Logo passei o contato. Setembro chegou e tive a graça de conhecer a família Agostiniana. Fiquei tão encantado com o jeito de ser comunidade agostiniano que acabei fazendo o Encontro também. E hoje estou aqui: feliz por fazer parte dessa família.

2 – O que mais lhe cativa dentro da Vida Religiosa?

A vida em comunidade. O ser com o outro sempre inquietou o meu coração. Partilhar a vida, os sonhos, andar de mãos dadas, cultivar amizades em Deus, servir os mais necessitados, sempre foram “inquietudes” do meu coração. E especificamente na Vida Religiosa Agostiniana posso dizer que tenho encontrado isso. Somos jovens, adultos, pessoas de todos os lugares e culturas; mas, imbuídos por um mesmo desejo: o de “viver juntos, com uma só alma e um só coração orientados para Deus”.

3 – Em sua opinião, quais são os maiores desafios num processo de formação para a Vida Religiosa hoje?

Optar pela Vida Religiosa hoje é um desafio de amor. Em mundo centrado na experiência do “eu”, do individualismo e egoísmo cegos, queremos mostrar a força e a beleza do “nós”, da vida em comunidade, que não é fácil, mas que vale a pena. Em uma sociedade onde os valores cultivados passam pela lógica do “Capital”, em que o “SER” foi substituído pelo “TER”, queremos ser sinais de desprendimento, doação e partilha. Em uma civilização profundamente secularizada e relativista, queremos insistir na mensagem do Evangelho: “Deus armou tenda no meio de nós, Ele é o caminho, a Verdade e a Vida” (cf. Jo 14,6). Penso que sejam esses os grandes desafios dos que se propõem seguir ao Cristo de maneira mais radical hoje. Transpô-los não é fácil, mas é possível.

4 – Quais são seus sonhos para o futuro?

Sonho em ser poder, junto com meus irmãos, ser artífice de um mundo melhor. Um mundo mais humano, onde as pessoas possam se olhar para além daquilo que as separa. Romper com os muros da discórdia, do desamor, do egoísmo. Não quero ser religioso para mim. A vida não tem sentido quando vivemos para nós mesmos. Também não quero viver na superfície. Sonho em ser um religioso com profundidade humana, espiritual e intelectual; para, assim, poder servir bem o povo, tocando-os e sendo tocado naquilo que temos de mais íntimo: o coração, lugar onde Deus habita. “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”, já nos dizia Cora Coralina.

- Deixe sua mensagem para aqueles que também estão com o coração inquieto.

“Viver é arriscar-se, definir o coração inquieto à procura do amor. Incansável coração porque no amor não há limites”, Frei Paulo Gabriel, OSA. Penso que esse fragmento de poema traduz muito bem a experiência da Vida Religiosa Agostiniana. Arriscar-se no amor; amor que não possui limites porque nasce do coração desmedido de Deus, e que se revela paradoxalmente na experiência do amor finito do homem. Vale a pena lançar-se no amor! Se você, jovem, também sente o seu coração inquieto, também sonha com um mundo melhor, onde a experiência do Reino seja realidade no mundo, não tenha medo de se arriscar. Venha ser Agostiniano também! 





0 comentários:

Postar um comentário