quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SANTO AGOSTINHO E A IGREJA: sob as luzes do Vaticano II

Junto à Comunidade Santo Agostinho, na Paróquia Cristo Redentor em Belo Horizonte, celebramos, do dia 25 a 28 de agosto, a Festa de Santo Agostinho 2012. No ensejo das comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II, as lideranças pastorais da comunidade dedicaram-se ao longo do tríduo, que preparou a festa, refletir e rezar a eclesiologia do Vaticano II. E que experiência bonita e profunda! A cada dia do tríduo nos iluminava trechos da Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja: A Igreja, sacramento no Cristo... A Igreja, povo de Deus em missão... A Igreja, vocacionada à santidade...

As celebrações, preparadas com carinho e esmero pelos movimentos e pastorais da comunidade, sem dúvida marcaram a festa, possibilitando-nos um itinerário orante e, concomitantemente, comprometido com a vivência eclesial em tempos de pós-modernidade. Ao redor da Mesa da Palavra e da Eucaristia pudemos reassumir nosso compromisso de batizados e renovar nossa vocação à vida eclesial e ao serviço no Reino de Deus.

A Solenidade de Santo Agostinho, no 28 de agosto, foi marcada pela alegria da comunidade, que unida na diversidade, olha para o Bispo de Hipona e reconhece nele um amante da Igreja. De fato, Agostinho soube amar a Igreja de seu tempo e contribuir para que ela se tornasse sempre mais seguidora do Cristo e servidora da humanidade.

Assim, longe de uma memória descomprometida, a celebração da Festa de Santo Agostinho 2012 bradou em nossos corações e em nossas consciências a grande questão: “Como ser Igreja hoje?”. Desde a espiritualidade agostiniana e sob às luzes do Vaticano II, tentamos responder. Ainda não atingimos tal meta. Destarte, na esperança de chegar, caminhamos “entre as perseguições do mundo e os consolos de Deus”, como diz Agostinho.


Oração da Festa de Santo Agostinho 2012
Pai Amoroso, por Jesus Cristo e no Espírito Santo, nos reunis como Igreja, povo de Deus, para que se dilate no mundo Vosso reino de amor. Ao fazermos memória de Santo Agostinho, filho, servo, teólogo e pastor da Igreja, queremos renovar nossa vocação à vida eclesial. Sustentai a fidelidade dos ministros ordenados, da vida religiosa e dos leigos. Aumentai em nós a disponibilidade e o compromisso para com o ministério pastoral em nossas comunidades. Que a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II também nos ilumine nesse peregrinar, fazendo-nos assumir, a cada dia, como nossas, as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do mundo. Santo Agostinho, inspire-nos neste caminho, a fim de que sejamos uma Igreja seguidora do Evangelho e servidora da humanidade. Amém!

1º Dia do tríduo

2º Dia do tríduo

2º Dia do tríduo

3º Dia do tríduo

3º Dia do tríduo

Entronização da Imagem no 1º Dia do tríduo

Fantoches no  2º Dia do tríduo

Missa da Solenidade

Missa da Solenidade

Procissão pelas ruas do bairro

Procissão pelas ruas do bairro

0 comentários:

Postar um comentário