segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA


Caríssimos irmãos (as)

“É um Dom o momento presente!”, pois fazemos memória solene do nascimento da mãe de Deus. Que privilégio estarmos no tempo do Advento, pois ao celebrar a “Bendita entre todas as mulheres” esperamos ansiosos o “bendito o fruto do seu ventre”, nosso Senhor Jesus Cristo.

O significado profundo desta festa, inspira-se na cena de Maria e o anjo. Uma saudação: “alegra-te Cheia de Graça, o senhor está contigo” (Lc. 1,28), e quanta surpresa! O coração daquela jovem pulsava de medo e curiosidade, pois não encontrara em sua pobre vida, motivos suficientes que lhe rendessem tais versos. 

Gabriel explica a mulher que o Deus que salva virá ao mundo através dela, e a ação do Espírito fonte de vida a envolve, e a jovem de nome Maria, quis agora chamar-se “Serva do Senhor” (Lc. 1 38).

Somente assim foi possível o verbo feito carne, só assim O Cristo pôde habitar entre os homens a fim de conduzi-los a salvação. Disse certa vez o Beato João Paulo II, “ao confessar-se serva e ao pronunciar o seu sim, acolhendo “em seu coração e em seu seio” o mistério de Cristo Redentor, Maria não foi instrumento meramente passivo nas mãos de Deus, mas cooperou na salvação dos homens com fé livre e inteira obediência”.

Que bonito exemplo de Maria, mulher que ensina a tantas outras, que é preciso está confiante para vencer as adversidades. Jovem que abandona-se aos cuidados de Deus confiando na plenitude do eterno amar. A única Mãe, que por dom de Divino, é filha do seu Filho, por que antes de tudo foi serva, antes de trazê-lo ao mundo já o “tinha na mente e no coração”.

É por isso que te cantamos, oh Rainha Imaculada, como um dia te cantaram os antigos; Deus te salve oh Maria, senhora dos pequenos e dos pobres. Mãe dos desamparados e solitários. Consolo dos desesperados e aflitos. Valha-nos tua interseção mãe do redentor.

Mãe de Deus, maternal conceição, desperta-nos para seguir teu filho Jesus, a fim de que d’Ele recebamos a mesma graça, e alcancemos a plenitude do céu. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário