O mês de Agosto teve um sabor todo especial para nós agostinianos da Fraternidade Santo Dias, pois celebramos nosso Pai Santo Agostinho com a participação de todas as comunidades da Paróquia São Pedro - Diadema. O vivenciado levou-nos a refletir sobre os alicerces da vida agostiniana: a interioridade, a comunidade e o serviço à Igreja.
A interioridade é o caminho pelo qual conhecemos a nós mesmos e a Deus, visto já termos escutado de Santo Agostinho: “Queres conhecer a Deus? Entra em ti mesmo e aí o encontrarás”; é desta maneira que buscamos nos configurar a Cristo por meio de nossa vocação. Mas este caminho não é feito de maneira solitária, ao contrário, a comunidade tem papel importante neste itinerário. Na sua obra Solilóquios, Agostinho, quando interrogado por qual motivo viver em comunidade, responde: “Para em comum estudar nossas almas e Deus. Assim, aquele que primeiro chegar a alguma conclusão facilmente a comunica aos outros”; portanto, a experiência de Deus é uma experiência partilhada entre os irmãos. O fruto colhido por esta dupla experiência deve ser lançado no serviço ao povo de Deus.
Justamente pelo fato de nossa vida agostiniana transpor os muros do nosso convento, quisemos celebrar e festejar essa data com o povo de Deus. Assim, a imagem de Santo Agostinho percorreu cada comunidade, sendo muito bem recebida e festejada por todos. Por essa acolhida e alegria expressamos a nossa gratidão.
As festividades encerraram-se com a celebração da Solenidade de Santo Agostinho no dia 28 de Agosto, que contou com uma bela procissão e alegre Celebração Eucarística na comunidade Nossa Senhora de Fátima que contou com a presença dos irmãos da Comunidade do Noviciado de Bragança Paulista/SP.
Que Santo Agostinho interceda por nós para que essas sementes de interioridade, comunidade e serviço ao povo de Deus se multipliquem e deem sempre mais frutos, pois assim, construímos o Reino de Deus.
Para saber mais sobre a Ordem de Santo Agostinho, acesse nosso site: agostinianos.org.br
Diadema/SP
0 comentários:
Postar um comentário