sábado, 26 de maio de 2012

SEMINÁRIO NACIONAL DE JOVENS COMUNICADORES



De 18 a 20 de maio, estive em Brasília – DF somando-me a mais de duzentos jovens hiperconectados, participando do primeiro Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. Com o tema “Jovens Católicos: Comunicação que transforma vidas”, o evento foi uma realização das comissões para a Comunicação e para a Juventude, da CNBB. 





Uma presença rica e interessante foi a do jesuíta italiano Pe. Antonio Spadaro (foto acima) que fez sua conferência, na manhã do sábado (19), falando sobre cyberteologia e o novo ambiente de vida e de comunicação representado pela internet para a evangelização. Em sua exposição, deu ênfase ao fato de que a rede "mudou nosso modo de existir". Em entrevista ao portal dos Jovens Conectados, Pe. Spadaro disse ainda: “Cada vez mais a internet contribui na construção da identidade religiosa dos jovens, pois a rede não é um instrumento, mas um ambiente. Um estudante meu uma vez disse: ‘amo o meu computador porque dentro dele estão todos os meus amigos’. É um paradoxo, mas contém uma certa verdade. Estamos sempre mais conectados entre nós. O desafio é transformar essa conexão em uma relação forte, em comunhão. Uma coisa, contudo, é clara: ‘comunicar’ significa sempre menos ‘transmitir’ (broadcasting) e sempre mais ‘compartilhar’ (sharing). E isto muda a vida.” 

 Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão para a Comunicação, falou do protagonismo da juventude no processo da comunicação no mundo atual e lembrou que a preocupação com a comunicação é antiga na Igreja. Deu ainda uma ênfase especial à mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, celebrado no domingo (20), com o tema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”. 

Logo na abertura do seminário, o Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, disse que Deus deu a cada um de nós uma estupenda vocação, ao fazer de todos nós comunicadores de sua mensagem. “Nós não comunicamos apenas dados, nós comunicamos vida, aquilo que nós somos, a verdade da nossa vida”, ressaltando a questão do testemunho que nós jovens devemos dar, não apenas com nossas redes sociais, mas com nossas vidas! 


A expectativa do presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro (foto acima), é de que o seminário ajude a Igreja e a sociedade a compreender mais o que se passa na cultura juvenil, que é permeada pela cultura midiática. Segundo ele, a Igreja quer entender os projetos do jovem, seus pensamentos, as novas maneiras de se relacionarem, e conclamou os presentes a ajudarem todos a conhecer, compreender e viver o projeto de Deus, de vida plena para todos. 

A experiência foi bastante proveitosa e nas muitas amizades, formação, contatos e partilhas, voltei cheio de novas ideias e projetos. E na ânsia de seguir esse caminho de Jesus – o grande comunicador do Pai – peço a Ele que nos guie, fortaleça e oriente para que sejamos fieis no seu testemunho. E que Maria, nosso exemplo de seguidora e mensageira, seja nossa intercessora agora e sempre! 

Frei Diego Fernando,OSA
Bragança Paulista/SP






Dom Dimas Lara, Dom Leonardo Steiner, Dom Eduardo e
o jornalista Thiago Miranda do site Jovens Conectados
Dom Cláudio Maria Celli - Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações
Vídeo Conferência
INTERATIVIDADE: Exposição do nosso portal oficial

Compõe a mesa:
Profª Drª Elisabeth Saad, Profº Dr. Pe. Gildásio Mendes e Profº Dr. Pe. Antonio Spadaro
MISSA COM DOM LEONARDO STEINER
Secretário Geral da CNBB
MISSA DE ENCERRAMENTO com Dom Eduardo Pinheiro
Santuário Dom Bosco - Brasília/DF
FOTO OFICIAL

0 comentários:

Postar um comentário