sábado, 19 de março de 2011

O Sangue derramado

25. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que doar em sacrificio a sua vida por minha causa, ganhara-la-á. 26. Do que vale um homem ganhar o mundo inteiro, se vim a pede-la? O que dará um homem em troca de sua vida? (MT 16)


Estamos em tempos de crise, de desencanto e de incertezas. Caminhamos sem rumo e pedimos por uma salvação, seja individual (através de bens materiais) ou por salvação coletiva (através dos movimentos sociais). No entanto esses desejos ficam tutelados a um poder divino, queremos que as coisas caiam prontas do céu, esquecendo que sempre em momento de crises, Deus manda seus profetas para denunciar e proclamar o seu Reino dos céus, já iniciado em nosso presente em nossa história. A partir dos planos de Jesus Cristo todos nós somos profetas e por isso é missão de todo batizado ser anunciador e denunciador das iniciativa de morte .

E por isso o dia 24 de Março de 1980 é um dia não de tristeza ou de dor, mais sim de ressurreição, pois foi mais um dia de sangue oferecido, o sangue de um “cristo” para outros “cristos” que ressuscita na vida das pessoas e de seus grupos. O sangue de Cristo em Dom Oscar Romero mistura-se com o Sangue de Cristo consagrado na missa que ele professa em sua Homilia no mesmo dia em que, (alguém pensava que estava tirando sua vida assim como pensaram os do tempo de Jesus), o Bispo dos Pobres nos diz: “Neste cálice o vinho se torna sangue, que foi o preço da salvação. Possa este sacrifício de Cristo nos dar a coragem de oferecer nosso corpo e nosso sangue pela justiça e pela paz do povo 1”. Com essa certeza ele se entrega junto com Cristo pelos “cristos” que carregam cruzes todos os dias e em nosso continente Americano.


Podemos pensar como pode o projeto do Evangelho ser esquecido pelos cristãos do continente Americano, esses cristãos que vão à missa, que vão aos cultos e até pelos que falam em nome de Deus (bispos, padres, pastores, etc.) que só veem seus próprios interesses e não os interesses evangélicos que é servir a Deus no próximo. Continuamos sendo fariseus, louvando a Deus com os lábios, mas nossos corações estão longe dele, pois repetimos a subjugação do homem pelo homem; em nossas relações não vemos que o outro e a outra são o meu próprio encontro, e encontro Cristo que comungamos nas celebrações.

Dom Oscar Homero é essa figura que assume sua condição de Cristo no meio dos que sofrem e se faz pobre em espírito renunciando a si mesmo, pelos pobres da Nicarágua que sofrem na cruz impostas a eles, os mais necessitados, que são espelho para todos os profetas da America Latina, ele assume a paixão de Cristo e seu projeto.


O mês de Março é o momento de recordar, rezar e entrar em sintonia com toda a igreja da Latino-americana na pessoa desse Bispo que procurou ser um com seus irmãos e irmãs, denunciando e anunciando o reino de Deus em que, mesmo entre os anúncios de morte ele disse: “Minha morte, se for aceita por Deus, que seja pela libertação do meu povo e como testemunho de esperança no futuro. Você pode escrever: se chegarem a me matar, desde já eu perdôo e abençôo aquele que o fizer 2 .

E ainda hoje escutamos ecoar as palavras da cruz em nossos irmãos e irmãs, e que ainda, graças os clamores dos que sofrem, surgem outros que assumem a martiría, pelo projeto do reino de Deus, sendo o sangue desses profetas e dessas profetisas unidos com o sangue de Cristo e de Dom Oscar Homero a serviço dos que sofrem, pois, quem quiser servir a Jesus Cristo tome sua Cruz e lhe siga, se a Cristo perseguiram, a nós não será diferente e pedindo auxilio de Dom Oscar Homero podemos refletir:
 
“Que maravilha será o dia que cada batizado compreender que sua profissão, seu trabalho, é um trabalho sacerdotal; que, assim como eu celebro a missa no altar, cada carpinteiro celebra sua missa na sua carpintaria, cada profissional, cada médico com seu bisturi, a mulher na feira, no seu lugar de trabalho… estão fazendo um ofício sacerdotal." 3


*
Daniel Maia da Silva
Belo Horizonte/MG

-------------------------------------------------------------------------------
1- Revista Mundo e Missão. Na Web: http://www.pime.org.br/mundoemissao/testemunhosromero.htm.
Retirado no dia 16/03/2011 ás 15:45
2 - Id.
3 - Na Web: http://sites.google.com/site/pastoralfeepolitica/especial/personalidade/oscar-romero.
Publicada em: 04/2010. Retirada no dia 19/ 03/ 2011 às 12:19 hs

0 comentários:

Postar um comentário