sábado, 19 de março de 2011

O CARPINTEIRO QUE VIROU SANTO

O que é ser homem? Muitos se perguntam ou argumentam o que é ser homem, no entanto há muitas variações de homens que se apresentam na história com seus exemplos de vida e por que não hoje refletir sobre a figura de José de Nazaré. Homem que nos fala de como é viver sendo justo, casto, trabalhador, esposo e pai.
 
SÃO JOSÉ
Protetor da Ordem de Santo Agostinho
 
Justo, essa palavra muitas vezes nos remete a julgamento, ser conservador, no entanto podemos perceber em José um homem que é justo no que consiste ser íntegro e ter hombridade em suas ações em que consegue escutar a voz de Deus e assumir a paternidade do filho de Deus.

Casto, devido a ter pensamentos puros, se colocar à disposição da humanidade na pessoa de Jesus Cristo, o primeiro homem que o adorou e servil mesmo antes de ter nascido.

Trabalhador, um carpinteiro exímio, em que com seu digno trabalho cuidou de Nossa Senhora e do menino Jesus não deixando faltar o alimento de cada dia.


Esposo em que sendo casto respeitava sua esposa, dando sempre o seu amor a ela. E sendo casto, trabalhador e justo foi um bom pai que ensinou o menino Jesus a ser aquele bom Homem que conhecemos e como os filhos aprendiam com o pai e na vida da Sinagoga, podemos ver em Jesus reflexos de são José o carpinteiro que esteve sempre atento pra escutar o chamado de Deus e sempre se colocou a disposição da boa notícia do Reino de Deus.


Esse é mais um referencial de ser homem, para aqueles que perderam a confiança no Ser humano, ele assume sua condição de ser homem vivendo o melhor de sua humanidade assim como seu filho que era seu Salvador.

0 comentários:

Postar um comentário