segunda-feira, 28 de março de 2011

LEIGOS AGOSTINIANOS

No dia 19 de março, na Solenidade de São José, a Fraternidade Agostiniana de Belo Horizonte deu início a um trabalho de articulação com os leigos da Paróquia Cristo Redentor.

Na ocasião foi celebrada uma missa, na qual se inaugurou o grupo de leigos agostinianos, foi presidida por Frei Alberto Carlos, e contou com a presença da Irmã Neuza, agostiniana missionária. Ao final do encontro, num momento de partilha esteve presente o Frei Paulo Gabriel, vicário regional do Vicáriato Nossa Senhora da Consolação do Brasil.

Esse grupo tem a pretensão de estudar e meditar a doutrina cristã e agostiniana, e procurar ser um espaço de vivência do carisma e espiritualidade da Ordem de Santo Agostinho que engloba: Amizade, Vida Interior e Serviço à Igreja.

Os fiéis que compõem o grupo variam de jovens, a partir dos 20 anos, a senhores de idade. São, pois, pessoas que trabalham conosco há anos no serviço pastoral em nossa paróquia, e pelo contato constante com frades e formandos já se consideram agostinianas.
A espiritualidade agostiniana é uma forma de se viver o convite que nos faz o Evangelho do Senhor. Partilhar tão precioso dom com nossos amigos não vinculados às instituições religiosas faz com que sejamos sinais do Reino. Abrimos as portas de nossa Fraternidade para partilhar com o povo, tornando-nos cada vez mais a uma comunidade inserida na realidade.

A este grupo se somam outros esforços na Paróquia Cristo Redentor, como o grupo de Juventude Agostiniana, e futuramente a União das Mães Cristãs, que pretendem disseminar o evangelho e partilhar a vida numa perspectiva agostiniana.

A equipe de coordenação deste grupo de leigos é composta por um frade agostiniano, um leigo e dois formandos da O.S.A. Ao todo o grupo é composto por 25 pessoas.

Os próximos passos serão em direção à integração dos leigos com os grupos agostinianos presentes em Minas Gerais, outras Fraternidades da O.S.A. e contato com as irmãs agostinianas missionárias e recoletas.
*
Fotos do evento:





*
Luis Hernandes Matos Leite
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário