terça-feira, 16 de novembro de 2010

MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE AGOSTINIANA

A Juventude Agostiniana Brasileira reuniu-se no dia 15 de novembro para seu primeiro encontro de espiritualidade agostiniana. O tema que foi abordado foi Agostinho e o homem interior, e o lema que animou este dia foi retirado do livro A Verdadeira Religião, de Santo Agostinho: A verdade habita no interior do homem.



 
O encontro se deu na Fraternidade Santa Mônica, bairro Nova Granada, em Belo Horizonte. Os participantes se reuniram na Fraternidade Agostiniana, bairro Barreiro de Baixo, e de lá rumaram ao local do evento.

Já na chegada foram acolhidos pelos formandos da Ordem de Santo Agostinho residentes naquela fraternidade. A temática do encontro foi trabalhada por Frei Luiz Antônio Pinheiro, agostiniano; e pelos formandos e jovens através de dinâmicas, palestras, momentos de oração, entre outros.

Estiveram presentes no encontro o vicário regional eleito do Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil, Frei Paulo Gabriel Lopez Blanco, e Frei Eustáquio Gouveia, da Fraternidade Agostiniana.

O encontro contou com um momento de interioridade e silêncio, e com a celebração da santa missa. Nesta rezamos por toda a família agostiniana, por Frei Paulo Gabriel que comemorou seu aniversário natalício e seus 35 anos de vida presbiteral, e pelo Brasil que celebrou a data da Proclamação da República.

Durante a homilia foi anunciado aos jovens o envio do coordenador da Juventude Agostiniana, Fábio Amaral, ao Encontro Latino Americano de Juventude Agostiniana que se dará em Lima – Peru, em janeiro de 2011. Ele representará os jovens agostinianos da Paróquia Cristo Redentor, de Belo Horizonte, e viajará junto com alguns alunos do Colégio Santo Agostinho das três unidades desta cidade.

Tal notícia foi acolhida com muito entusiasmo pelos presentes, que esperam firmar contato com outros jovens agostinianos espalhados pelo mundo, e com eles partilhar tão bonito carisma e suas experiências.

Por fim, o encontro encerrou-se com um almoço festivo, preparado pelos formandos da Ordem de ambas as Fraternidades, e com a expectativa para a um encontro regional de Juventude Agostiniana, que envolverá os jovens dos colégios, obras sociais e paróquias agostinianas de Minas Gerais.

Luis Hernandes Matos Leite
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário