quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MEU PROJETO PESSOAL

Em nosso tempo, percebe-se que o Projeto Pessoal está se tornando grande estratégia para que as empresas possam alcançar seus objetivos. Muitas delas estão investindo mais no seu quadro de funcionários, sobretudo nas relações humanas para uma maior colaboração e rendimento dos trabalhadores. Cada trabalhador (a) é chamado a perguntar-se: por que estou nesta empresa? Quais são as fontes que me sustenta nesta caminhada? O que se deve fazer para alcançar as metas propostas?

Exatamente como ocorre no trabalho, a nossa vida é um projeto, pois começa, termina e é única. Porém, mas que um projeto profissional, precisamos de um projeto de vida, pois fora do mundo empresarial, a 'empresa' sou eu, é você.

Uma vez que o projeto pessoal de vida é o momento de tomar a vida nas próprias mãos e descobrir a grandeza de decidir sobre a própria existência de um modo autônomo e comprometido, é de grande importância rezar o nosso projeto para buscarmos respostas para as seguintes questões:
O que sou eu? O que quero ser? Por que estou aqui? Para que estou? Qual o sentido da vida e da minha existência? Ou ainda, mais de caráter vocacional religioso, o que quer Deus de mim? Qual é o Seu desejo sobre mim? E onde me levam os meus desejos?


Quando as respostas começam a ser dadas, os projetos começam a ser construídos. A partir daí, ele vai definir e caracterizar a nossa existência no sentido pessoal de viver e de agir; ele será nossa razão de viver, pois será o conjunto de valores que a pessoa crê e assume como pilares de sua vida e orientam suas pequenas e grandes opções. Porém, para que ele aconteça, é necessário criar espaço e condições para desabrochar as capacidades internas, dons, talentos e colocar no caminho, no cultivo. Para isso, o projeto precisa de disciplina, metodologia, revisão constante e flexibilidade para incorporar os ajustes que se tornam necessárioscom o tempo.

>>>>>O projeto de vida é um meio para manter acesa a chama da perseverança nesta caminhada, mas nunca devemos permitir que o passado seja um inimigo, pois ficar refém das feridas, frustrações, é deixar de criar condições para avançar em direção à meta desejada. A função do passado é ser mestre e não algoz, aprendermos dos erros para melhor projetarmos no futuro. Por isso, o projeto de vida nos alista para cultivar e nutrir nossas raízes no presente, sermos gratos à nossa vocação, contemplar o passado com gratidão, e projetar o futuro com entusiasmo e alegria.

Podemos viver intensamente um projeto de vida, confiante no esforço pessoal e, para aqueles que crêem, na ação de Deus. Para isso, faz-se necessário a coragem para decidir o nosso próprio destino que, por sua vez, leva a questionar-se, conflituar-se, desesperar-se, perder-se e encontrar-se. Vamos lá, coragem: Aposte por uma determinada forma de vida!

Rafael Bruno
Belo Horizonte/MG

2 comentários:

  1. Muito legal, parabens Rafael, realmente precisamos de um projeto pessoal de vida, pois assim, a vida passa a ter sentido... Perguntas são fundamentais, questionar-se, isso nos ajuda e sermos pessoas cada vez mais melhores...

    ResponderExcluir
  2. A pespectiva de vida impulsiona a realização pessoal e comunitaria. vc foi feliz neste comentario ao expressar com clareza seus progetetos e anceios. apostar, esforçar, crer e conquistar é a meta! parabéns!!!

    ResponderExcluir