sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SOLENIDADE DE NOSSO PAI SANTO AGOSTINHO

 A Igreja Católica em todo o mundo, celebra no dia 28 de agosto a memória de um dos seus ilustres filhos, Aurelius Augustinus, ou simplesmente Santo Agostinho.

Após um período de emancipações filosóficas e de conversão ao Cristianismo, esse coração inquieto, em busca daquele que lhe pode conceder o repouso, tornou-se um pensador da Igreja. Utilizou, pois, seus conhecimentos filosóficos para levar mais pessoas a uma conversão ao Cristo.

Seus escritos são catalogados como Filosofia Patrística. Esta recebe tal nome por agrupar os pensamentos dos primeiros filósofos e apologistas cristãos chamados de Padres da Igreja.

Agostinho é autor de uma vasta obra, suas obras mais conhecidas são as Confissões, A Trindade, A Vida Feliz, A Cidade de Deus, A Doutrina Cristã, A Verdadeira Religião, além de comentários aos salmos e sermões.






Africano de nascimento e romano de cultura. Tornou-se inspirador e fundador de um estilo de vida único, no qual a fraternidade é valorizada e os seus membros possuem tudo em comum. Reuniu em torno de Cristo homens e mulheres que, segundo um espírito de vida interior, buscavam uma vida semelhante a dos cristãos primitivos. Para os grupos de monges e monjas deixou a sua regra, adotada por várias ordens e congregações religiosas até hoje.

Foi ordenado sacerdote e tornou-se bispo. Apesar de ter saído de seu mosteiro, para ir à casa episcopal em Hipona, manteve uma vida de interioridade. Após as invasões vândalas no norte da África, o carisma agostiniano se espalhou por outras partes do mundo, devido à fuga de frades.





Agostinho permaneceu com seu povo até o fim de sua estada nesta terra, como exemplo de bispo e pastor. Hoje sua presença se encontra nos cinco continentes através de homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus, a fim de viver interiormente, em comunidade e a serviço da Igreja. Estes são, portanto, os três pilares do carisma agostinianos resgatados após o Concílio Vaticano II.





 
Em Belo Horizonte será celebrada no dia 27 de agosto uma solene eucaristia na Igreja Nossa Senhora da Consolação, que reunirá os frades e formandos da Ordem de Santo Agostinho, as religiosas Agostinianas Recoletas e Agostinianas Missionárias, além de professores, estudantes, pais e funcionários dos colégios agostinianos, bem como os paroquianos das paróquias agostinianas e, aqueles amigos que partilham conosco dessa espiritualidade. Neste dia celebra-se também a festa de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho e, inicia-se o encontro vocacional da Ordem de Santo Agostinho, que durará até o dia 29.





No dia 28 a comemoração será feita de forma particular por cada Fraternidade. Intimamente celebraremos a nossa liturgia própria e cearemos festivamente para recordar a memória daquele que se tornou para a Igreja um bispo, doutor e santo; para a filosofia um marco; para a teologia uma base doutrinal; e para o mundo uma luz.

Luis Hernandes Matos Leite
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário