sábado, 1 de maio de 2010

PASSEIO À SERRA DA PIEDADE - Caeté – MG.

*
“O motivo primordial pelo qual vos haveis congregado em comunidade é para que vivais em comunhão, tendo uma só alma e um só coração orientados para Deus” (Regra 1)
*
*
A comunidade Santa Mônica, realizou no dia 21 de Abril do corrente ano, seu passeio comunitário. Juntos, 14 seminaristas e os formadores, Frei Alberto e Frei Márcio Vidal, foram conhecer a Serra da Piedade. Ficamos maravilhados com a beleza natural. A Serra com a natureza envolta desperta para a certeza da presença de Deus no mundo. Ela lembra àquele que crê que Deus é Criador. Em comunidade, nos divertimos e refletimos acerca da criação de Deus. Eu dizia que é preciso ver a natureza como se vê as nuvens. Várias são as formas com as quais podemos nos defrontar: um elefante, um cordeiro, um véu de noiva, uma cascata, uma água viva gigante, uma imagem de uma santa, etc. Basta ter olhos para ver. E, de fato, nos encantou perceber na natureza sua evolução, seu movimento, seu ritmo, suas reivindicações, o seu silêncio”.
*
*
Na oportunidade, aproveitamos para fazer um momento de intimidade e proximidade com Deus, onde refletimos a importância do silêncio,
o silenciar, para que Deus fale ao nosso coração.
O silêncio é a primeira linguagem de Deus.
Oração não é algo que nós fazemos para Deus.
Oração é algo que Deus faz por nós.
*
*
Por isso foi de fundamental importância o momento de deserto que experimentamos, afim de aprendermos a apreciar o silêncio, porque só o equilíbrio proporcionado pelo silêncio será capaz de dar o acesso ao conhecimento mais verdadeiro que está dentro de nós mesmos.
*
*
Este foi um passeio que muito agradou a nossa comunidade religiosa.
Foi um dia maravilhoso, vivendo-se em comunidade e em espírito fraterno.
*
*
Adriano César da Silva Souza
Belo Horizonte/MG

1 comentários:

  1. Leandro Carvalho (seminarista agostiniano)21 de maio de 2010 às 19:56

    Realmente o passeio à Serra da Piedade foi muito marcante para todos. Creio que o momento de silêncio proposto para cada um foi favorável a busca da interioridade do carisma agostiniano.

    ResponderExcluir