domingo, 2 de agosto de 2009

RETIRO AGOSTINIANO - CASA DE FILOSOFIA

>>> Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens - Parque Natural do Caraça/MG<<<

"As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e, no entanto, elas passam por si mesmas sem se admirarem." (Santo Agostinho)

>>Nossa caminhada vocacional é construída de muitos momentos, respostas, perguntas, partilhas, reflexões e sempre alimentada pela Eucaristia e a Palavra de Deus. Depois do período de recesso, fomos muito bem acolhidos pelos irmãos formadores e já iniciamos o segundo semestre com um Retiro. Nosso RETIRO AGOSTINIANO aconteceu de 30 de julho a 1º de Agosto no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Parque Natural do Caraça/MG, que está sob os cuidados da Província Brasileira da Congregação da Missão.


>>> Oração da manhã - Momento de Interioridade<<<

>>>Iniciamos na quinta-feira (30) com o jantar e logo após nosso formador Frei Márcio orientou um momento de reflexão e oração pessoal sobre nosso futuro e respostas vocacionais.
Acolhemos nosso novo irmão Luís Hernandez que integra o grupo de postulantes 2009 para conosco caminhar.
>>>Na manhã da sexta-feira (31), após o café da manhã nos dirigimos mais uma vez para a sala de retiro onde recebemos instruções que norteariam nosso “deserto” – um momento muito importante do retiro que foi orientado por textos que diziam da oração: “A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele” (Cf. Santo Agostinho); e do nosso desejo de crescimento e aprendizado, do nosso caminho pessoal configurado com êxodos-perdas e nos leva a uma experiência Pascal. Cada qual buscou no Parque do Caraça o espaço mais propício para sua meditação e interiorização.


>>> O Deserto - Momento de autoconhecimento, experiência orante e contemplação<<<

>>>Logo após o almoço, tivemos a tarde livre para desfrutar das belezas desse paraíso natural, emoldurado pela riqueza de sua fauna e flora. O lobo-guará, guará ou lobo vermelho (Chrysocyon brachyurus) também esteve presente, essa é mais uma das muitas atrações do Parque. Ele vem pela noite e por ser extremamente dócil, encanta todos os visitantes quando chega para se alimentar e faz isso no meio de todos sem se incomodar. É o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul.



>>>Descontração, convivência e fraternidade marcaram nossa visita a esse Paraíso Ecológico<<<

>>> Encerramos o Retiro com a celebração eucarística presidida pelo nosso Vice-Formador Frei Clóvis e animada pelos seminaristas no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. Na manhã do sábado (1) após o café da manhã e a foto oficial, voltamos pra Belo Horizonte, na certeza de uma comunidade fortalecida pela oração, busca e inquietude agostiniana, sempre marcados por essa espiritualidade onde sempre reina o maior de todos os AGRADOS SAGRADOS de Deus: O AMOR.

>>>Que Nossa Senhora Mãe dos Homens interceda por cada um de nós!<<<

0 comentários:

Postar um comentário