segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ENTREVISTA ON-LINE - FREI ALISSON



Alisson Paulo Gomes nasceu em Rio Largo, cidade próxima de Maceió, estado de Alagoas. Nosso irmão vindo de terras nordestinas está vivenciando a etapa do Noviciado, em Bragança Paulista – SP. Seu aniversário é celebrado bem no dia da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Para nós que o conhecemos, esse é um motivo muito forte para que ele também seja um devoto fervoroso da Mãe Aparecida. Alisson, parabéns, muitas felicidades, e continue perseverante nessa caminhada dentro da Vida Religiosa Consagrada.

Perguntas ao formando aniversariante entrevistado do mês de outubro:

1 – Como você conheceu os Agostinianos?
Salve por a tecnologia, a internet! Foi por este meio meu primeiro contato com os Freis Agostinianos. Em uma tarde de terça-feira, o Fr. Márcio Vidal, um convite, uma dúvida, uma escolha! Depois de muitas conversas decidi participar do Encontro Vocacional, em Belo Horizonte, experiência magnífica, naquele momento de buscas e confrontos internos. Inquietei-me, senti no coração o desejo de conhecer melhor a espiritualidade. Quis então mergulhar na experiência de partir para uma terra distante, somente para atender o chamado que Ele me fez, através de tantas vozes também inquietas. Entrei no seminário com apenas 18 anos, para uns o momento certo, para outros, estava cedo demais, para mim era o tempo de responder a tantas vozes e também a minha.


2 – Na releitura do pensamento e as linhas de Agostinho, que aspectos da espiritualidade agostiniana podem ser aplicados para evangelização nesses tempos?
Penso que Agostinho é um homem bastante atual. Suas reflexões até hoje tocam muitos corações, e permitem propagar de modo fundamental o Evangelho de Cristo. Seu propósito de vida comum é, sem dúvida, hoje, um desafio. A sociedade reforça a cultura do individualismo, e pensar em viver o amor fraterno é como uma pedra de tropeço para o sistema. Entretanto, na perspectiva do Reino, os discípulos são convidados a remar contra corrente. Amar o próximo configura um desafio somente possível de ser vencido pela palavra que salva, Jesus Cristo.


3 – Outubro, mês das missões! Partilhe conosco uma experiência de missão que marcou sua vida vocacional.
A primeira missão vocacional dos Agostinianos no Nordeste. Momento rico vivenciado na cidade Paripueira em Alagoas. Naqueles dias podemos viver profundamente o carisma agostiniano em solo nordestino. Uma alegria para o coração. Sem dúvida o meu desejo é poder, cada vez mais, estreitar os laços entre o Vicariato e o povo nordestino, isto configura a missão deixada por Cristo à sua Igreja.


4 – Quais são seus sonhos para o futuro?
Como diz minha avó, “futuro a Deus pertence”! Assim vou caminhando, passo a passo, vislumbrando servir a Igreja de Cristo, oferecendo os dons que Deus me deu. Penso que este deva ser o desejo para o meu futuro. Preparar-se bem e adequadamente para o serviço da Igreja, a fim de que o Evangelho seja anunciado a todos. Ser Agostiniano é, talvez seja isto, doar-se, inquietar-se, dedicar-se a missão em prol da construção do Reino.

Quem desejar seguir a Cristo, através dos passos de Santo Agostinho, deve em primeiro lugar refletir sobre si. Conhecer-se, palavra que muito ouvi e continuo ouvindo hoje em dia. E depois arriscar-se nas mãos do Pai, sem reservas e com o coração aberto.



0 comentários:

Postar um comentário