quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PARTILHA DE EXPERIÊNCIA


  Eliana Silva

Eliana Silva é o nome de uma ocupação situada na Avenida Perimetral, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Este nome se dá em homenagem a uma mulher de fibra que lutou pela instauração da Vila Corumbiara, que fora também um dia uma ocupação.

Despejadas no dia 25 de agosto passado, por meio de uma liminar de reintegração de posse, as famílias que ali residiam vivenciaram um momento de pleno terror. Como se não bastasse a presença de centenas de policiais fortemente armados, foi inaugurado, nesta ação, o novo veículo da Polícia Militar de Belo Horizonte, apelidado por “Caverão”. A presença de alguns religiosos(as), dentre eles os freis agostinianos, assim como de deputados, representantes do conselho de Direitos Humanos e advogados, foi de suma importância para que não houvesse maiores abusos da integridade moral e física das famílias resistentes.

Hoje a ocupação resiste numa área próxima ao local do último despejo, com mais de 350 famílias cadastradas pelo Movimento de Lutas nos Bairros Vilas e Favelas (MLB). Sabemos que a mesma carece de recursos materiais, no que toca a sua logística. Todavia a organização e a predisposição são exemplares, pelo espírito de partilha testemunhada por tantos cidadãos que lutam pelo seu direito à moradia.

No seguimento a Jesus, na opção preferencial pelos pobres, se faz presença profética os freis agostinianos, onde, de forma solidária e gratuita, a vida é partilhada tanto em momentos de culto quanto na vivência do dia a dia. A solidariedade dos freis e seminaristas, nesta realidade, testemunha, a espiritualidade encarnada proposta por Jesus em seu seguimento, e se faz fiel ao espírito primeiro da proposta da Vida Religiosa, sendo sinal de contradição e voz profética diante da injustiça social, a fim de promover a vida, e vida em abundância.

Paulo Henrique Cintra
Belo Horizonte/MG










0 comentários:

Postar um comentário