quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MISSÃO VOCACIONAL AGOSTINIANA 2012


Neste ano de dois mil e doze, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Chã de Alegria – PE, completou setenta e cinco anos, porém, quem recebeu um dos maiores presentes da festa, sem dúvida, fomos nós, formandos agostinianos do Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que na mesma ocasião realizamos, junto ao povo daquele lugar, nossa primeira missão vocacional agostiniana nordestina da história do nosso vicariato.

Éramos sete jovens que, iluminados pelo carisma agostiniano, contagiávamos outros corações, seja na cidade ou na zona rural, levando uma palavra de conforto àqueles que pensavam estarem sós.

Tudo começou quando chegamos à cidade no dia vinte e quatro de julho (terça-feira) onde, já em clima de festa, fomos apresentados ao povo que ali já estava à nossa espera. Naquele dia fomos abençoados coma a mesma água que levaríamos às casas nos dias seguintes. Depois de um bom tempo fora de casa, voltávamos à nossa terra natal, o Nordeste.

Na quarta-feira, logo após o café da manhã, saímos em missão. Do grupo de sete, parte ficou na cidade enquanto que os outros (Gilberto, Joel e Renato) – e um jovem de nome Bartolomeu – saíram em missão. Partimos para Alvorada, área rural pertencente ao município.

Chegando, fomos recebidos como se já fossemos filhos do povo daquela região específica. Lá, a nossa espera, estava Dona Tereza, zeladora da capela local, igreja esta dedicada à Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Logo depois chegaram mais duas pessoas a fim de nos acompanharem nas visitas no decorrer daquele dia.

Chegando às casas das pessoas, comumente éramos recebidos pelas senhoras donas de casa (porque a outra parte da família estava trabalhando na roça e/ou as crianças nas escolas). Em tais visitas, a agradável acolhida das pessoas nos surpreendia – em algumas casas – com um delicioso cafezinho preparado com muito apreço pelas senhoras. Aquela atitude refletia um brilho no olhar e um sorriso no rosto em cada uma delas, as quais buscavam fazer de tudo para nos agradar e segurar a gente o máximo possível dentro de suas casas. Porém, não podíamos demorar tanto, pois o dia era curto para tantas casas a serem visitadas.

Em muitas vezes saímos das casas com um grande testemunho de fé que ali, na história partilhada de cada família, éramos alimentados em nossa fé bem como em nossa caminhada vocacional. Valeu termos enfrentado, em algumas situações, rio para atravessar e muita estrada para caminhar.

Agradeço muito a Deus, à Paróquia de Chã de Alegria, ao Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil e de modo muito especial ao Frei Felipe da Cruz, que nos motivou a abraçar esta oportunidade ímpar de semear, em solo nordestino, as sementes de nosso carisma agostiniano.

Fizemos história, alegramos alguns corações, levamos ao povo a palavra, mas ao mesmo tempo renovamos nossas vocações.

Joel Cícero da Silva
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário