sexta-feira, 8 de outubro de 2010

JUVENTUDE AGOSTINIANA

>>>>>>>>Os três pilares principais do carisma agostiniano são Interioridade, Vida em Comunidade e Serviço à Igreja. Além das ordens e congregações religiosas que bebem desse carisma há os grupos de leigos.
IDENTIDADE VISUAL OFICIAL DO GRUPO

            Os grupos de leigos são formados por pessoas que não sendo religiosos decidem experimentar o carisma e a espiritualidade agostiniana. Essas pessoas vivem no seu cotidiano princípios norteadores de uma vida cristã comprometida desde Santo Agostinho.
            Na Paróquia Cristo Redentor – Belo Horizonte surgiu um grupo de leigos que se identificaram com o carisma agostiniano. Essa paróquia tem como característica um trabalho desenvolvido em parceria entre frades e povo, num movimento dialógico e próximo. Assim sendo, é comum perceber leigos que se sentem diretamente ligados ao jeito agostiniano de ser.
            De tal modo que ao surgir um grupo de jovens no ano passado, os jovens foram assimilando os elementos principais que distinguem os agostinianos na Igreja. A partir do surgimento do grupo, e posteriormente com o interesse por uma identificação agostiniana, os jovens receberam uma assessoria dos formandos da Fraternidade Agostiniana, e um apoio do frei Luiz Antônio.
            Este grupo, que agora tem por nome Juventude Agostiniana, não quer ser algo isolado na Igreja senão um grupo atuante na realidade política-eclesial-social na qual está inserido. O carisma agostiniano ao invés de enclausurar o grupo numa atuação limitada abre-o para os mais variados serviços e atividades, tendo, porém como diferencial aquele “jeito agostiniano de ser”, e nutrindo-se a partir de tão rica espiritualidade.
            A Juventude Agostiniana trabalha várias temáticas em suas reuniões, tratando, assim, de discutir os problemas da sociedade hodierna, além de um olhar crítico sobre a própria dimensão religiosa do ser humano.

            Dentro das diversas propostas temáticas trabalhadas, o grupo articula ação social e pastoral, para não se reduzir a um grupo de mera discussão.
            Em 2010 os jovens já visitaram asilos, trabalharam em projetos arquidiocesanos, em atividades paroquiais e comunitárias.
Teatro sobre a vida de SANTO AGOSTINHO
            Uma marca diferencial nesta forma de Pastoral da Juventude Agostiniana é a presença viva dos três pilares desse carisma. O grupo propicia aos jovens a criação de laços de amizade e fraternidade, que os impulsionam a um olhar para si mesmos. A partir daqueles laços e de uma reflexão sobre o próprio eu e a busca de Deus na interioridade acontece a ação pastoral, que é propriamente o serviço à Igreja.
                        Já se somam mais de 25 jovens, os que integram o grupo, vindos das mais variadas realidades sociais e econômicas. A faixa-etária é variada, os membros oscilam entre 15 e 28 anos.
Os jovens estão cada vez mais interessados em descobrir a nossa espiritualidade, devemos, pois, assumir a missão de acompanhá-los mais frequentemente a começar por nossas orações, e mesmo visitas ao grupo.
Vale lembrar que além da presença dos formandos da Ordem de Santo Agostinho, os jovens agostinianos contam com uma formanda dominicana. Esta congregação também bebe de fontes agostinianas, pois tem a regra de Santo Agostinho como sua.
Visita à Casa de Repouso dos Idosos
Santa Mônica é a comunidade da Paróquia Cristo Redentor na qual a Juventude Agostiniana tem sede. Peçamos, pois, a boa mãe de Agostinho que interceda por esses jovens que se lançam inquietos na busca por Deus.

Luis Hernandes Matos
Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário