sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Pausa de Um Recomeço

>>>Muitas das vezes, na correria do dia a dia não nos permitimos fazer o que é de essencial à natureza humana: parar. O parar envolve toda a preparação própria da liturgia, mas que se aplica à vida. Porque quando uso a capacidade de me perceber, perceber minhas limitações, minhas dificuldades, meus anseios e tudo o que devo mudar, me preparando para estar com o outro, me encontro mais disponível para servir a Deus. E esse é o sentido da liturgia, liturgia de vida! Pois, quando sou capaz de ultrapassar o meu eu e encontrar o eu do outro, nasce assim uma relação marcada pela presença de Deus.>>>A aproximação das férias envolve preparativos para viagens, passeios, visitas, tudo que seja capaz de fugir da ordem cotidiana com a qual estávamos acostumados, mas nos esquecemos de visitar nosso interior... e no momento do recomeço, nos deparamos com o caos e com a incapacidade de retomarmos ao habitual. A falta da pausa de um recomeço!


>>>Lembro-me dos tempos em que meu avô no cair da tarde sentava-se à beira da linha de ferro esperando o momento do trem passar. Uns perguntavam: “o que está fazendo sô Preto!” “Dando uma pausa”, respondia. Era a pausa do dia, a pausa antes de uma noite de sono, o preparo para um recomeço. E é o que falta nos dias de hoje, somos incapazes de perceber nossa vida, nosso eu. A certeza daquilo que realmente quero, da verdade que procuro, está na pausa. Na capacidade e coragem de pensar a vida, encarar a vida, dialogar com vida, recomeçar a vida...

>>>Quando percebo minha vida conturbada, sem sentido, em crise, lembro-me do meu avô e paro. Não para ver a vida passar. Mas para dar sentido a ela, parar e mudar o necessário; isso chamo a pausa de um recomeço!


*

Francis Armando

Belo Horizonte/MG

4 comentários:

  1. Suas paralavras me fez refletir...Que as suas pausas te elevem a cada dia mais...

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Francis...
    de fato, o momento da parada é momento de graça, para assim recobrar forças e poder continuar...
    é momento de problematizar a própria vida, parando para encantar-se consigo mesmo e assim, descobrir a si mesmo, o outro e Deus...
    Santo Agostinho, seu pai espiritual, nos ensinou isso muito bem com a sua metafísica da interioridade...
    um grande abraço meu amigo... obrigado por ter me proporcionado esta oportunidade de poder parar ao menos um pouco de minha correria

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras, Francis...
    A pausa exterior é fonte de um longo percorrer interior, e, realmente, se constutiu numa maneira essencial de recomeçar com vigor e esperança.
    E aproveitando a sua pausa... visite-nos aqui no grupo de oração!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Francis, como é bonito ver o seu crescimento! Me sinto feliz por saber que você está no caminho certo, e ainda mais em saber que o seu trabalho e suas palavras podem ajudar os nossos irmãos! Continue assim meu amigo! Sorte! Grande abraço! Carol

    ResponderExcluir