segunda-feira, 31 de março de 2014

ASPIRANTADO PARTICIPA DE RETIRO DE CARNAVAL


Durante os dias 28 de fevereiro a 5 de março os aspirantes agostinianos, juntamente com seu formador, Frei Alexandre Escame, OSA, participaram de um retiro na Serra da Piedade, em Caeté, Minas Gerais. Com a temática do retiro voltada para a contemplação e meditação, o ambiente da serra foi um fator de forte contribuição para os momentos de partilha e de reflexão pessoal. Além do aspirantado, também participaram diversas pessoas de outras localidades e de diversificados movimentos eclesiais enriquecendo ainda mais a experiência dos jovens formandos.

Como uma forma de marcar o início da caminhada vocacional na ordem, o retiro foi extremamente propício para a comunidade que se formou no início deste ano. O encontro foi assessorado pelo Pe. José Luís, CSh (Comunidade Shalom) que, através de suas dinâmicas, músicas e intervenções estimulou os retirantes a uma profunda reflexão acerca de si. Fora abordado temas para a contemplação, sempre tendo como referência a exuberante natureza que cercava a todos. A meditação fora direcionada para uma reflexão pessoal e uma iniciação ao autoconhecimento.

A participação de outras pessoas favoreceu e contribuiu muito para a experiência dos aspirantes. O contato com pessoas de outros movimentos e diversas formas de espiritualidade fez com que os formandos percebessem os vários dons e carismas presentes na Igreja Católica. A faixa etária destes participantes era acima de quarenta anos, e isso enriqueceu e favoreceu uma troca de experiências entre a juventude agostiniana e a experiência de vida e caminhada dos demais participantes.

O retiro foi concluído com a missa na quarta-feira de cinzas, e o desejo de todos os participantes era a de estreitar as relações construídas durante o encontro. A grande marca deixada nos aspirantes foi o desejo e a importância da contemplação e interioridade, incentivando-os a, cada vez mais, vivenciar a espiritualidade agostiniana.


Evaldo A. Bueno Gonçalves

Belo Horizonte/MG

0 comentários:

Postar um comentário