terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Posse do novo Bispo de Bragança Paulista/SP

Frades participam da solenidade de posse do novo bispo de Bragança Paulista,
Dom Sérgio Aparecido Colombo

No último dia 06 de dezembro na Catedral da Sé de Bragança Paulista foi empossado o novo Bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo. Como manifestação de alegria e partilha de experiência transcrevemos um trecho do artigo publicado no jornal Bragança Diário, na coluna católica Olhar Agostiniano. Nossos frades, como filhos fiéis da Santa Igreja, se fizeram presentes e manifestaram seu apresso e disponibilidade ao novo pastor da Igreja particular de Bragança, onde também desenvolve seu trabalho.

“Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Depois do pastoreio apostólico de Dom José Maria Pinheiro, a quem aproveitamos para agradecer o trabalho, a presença, o esforço e, sobretudo a abertura e a sinceridade com que se portou no período de sua saída, a Santa Sé nos envia outro pastor. No fundo mais um instrumento do Pastor Eterno que é Jesus.
Mas o que é o bispo?
Qual a importância dele na Igreja?
Segundo a bela expressão de Santo Inácio de Antioquia, o bispo é “typos tou Patros”, como imagem viva de Deus Pai. O episcopado é a plenitude, o último grau, do Sacramento da Ordem, por isso Bispos e Presbíteros, tornam visíveis no meio da comunidade dos fiéis a presença de Cristo como chefe da Igreja. Segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium, “os Bispos, por instituição divina, sucederam aos apóstolos como pastores da Igreja, de sorte que quem os ouve, ouve a Cristo, e quem os despreza, despreza a Cristo e aquele por quem Cristo foi enviado”.
Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram como sucessores os Bispos, a eles transmitindo seu próprio encargo de Magistério. “Para desempenhar sua missão, os Apóstolos foram enriquecidos por Cristo com especial efusão do Espírito Santo, que desceu sobre eles. E eles mesmos transmitiram a seus colaboradores, mediante a imposição das mãos, este dom espiritual que chegou até nós pela sagração episcopal”. Ao bispo cabe o múnus de santificar, ensinar, reger, governar... “Os Bispos, portanto, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, foram constituídos como verdadeiros e autênticos mestres da fé, pontífices e pastores”.
Dom Sérgio, uma vez designado Bispo de Bragança Paulista, é para nós o Pastor. Não à toa, nas celebrações, sobretudo do Santo Sacrifício da Missa, ele traz na mão o báculo, como um cajado de pastor; nós somos as ovelhas, devemos ser atentos à sua voz, que pelo Espírito Santo e a confirmação da Igreja, é a voz de Cristo. Parafraseando Santo Agostinho, conosco Dom Sérgio será povo de Deus, também ovelha, mas para nós ele será Bispo, Pastor.
Por fim, de coração aberto e agradecido, louvamos a Deus pelo pastoreio de Dom José Maria e pedimos pelo de Dom Sérgio. Que a caminhada de nossa Igreja particular de Bragança, em tudo, se aproxime cada vez mais da comunidade primeira de Jesus. Que todos, Pastores e ovelhas, se empenhem antes de tudo pela vinda e construção do Reino de Deus.”
*
*
Noviciado Agostiniano

0 comentários:

Postar um comentário